domingo, 28 de novembro de 2010

Inauguração CAMPUS DE BONITO!

Na próxima segunda-feira (dia 29), às 9 horas (horário de MS) será feita a tão esperada inauguração do Campus de Bonito, esse momento é aguardado pelos acadêmicos da primeira turma do campus desde setembro de 2009. Convidamos todos a participarem dessa solenidade, vamos juntos comemorar essa conquista!
Clique no convite para ampliá-lo

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Candidatos a guia de turismo cobram agilidade de curso em Bonito

Os 120 candidatos postulantes às 40 vagas oferecidas no curso de guia de turismo de Bonito estão pressionando a AGTB (Associação de Guias de Turismo do município) para um manifesto pacífico pelas ruas da cidade, na primeira semana de dezembro.

Eles querem cobrar a agilidade na realização do curso, para que não fique apenas no papel. Em novembro deste ano, as negociações entre a AGBT e a prefeitura de Bonito fizeram um ano e até agora o curso de guia de turismo nem começou.

Conforme Cícero Tomaz, coordenador de projetos da AGTB, ficou definido pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) que o Fundo Municipal de Turismo de Bonito destinaria R$ 4 mil mensais para subsidiar bolsas aos 40 alunos do curso. O incentivo é uma parceria já firmada com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), mas que se encontra parada no Poder Executivo há seis meses.

A AGTB defende a formação de mais guias de turismo para desafogar o trabalho daqueles que exercem a atividade na cidade. O órgão lamenta a morosidade com que a prefeitura trata o assunto.

Os rumos tomados nas negociações também preocupam a AGTB, afinal, em reunião recente do Comtur foi discutida a possibilidade da implantação de monitores nos passeios, possibilidade que gerou a indignação dos atuais guias de turismo. Em outras épocas, monitores praticando o exercício ilegal da profissão foram presos.

A associação declara que vai continuar a favor da realização do curso de guia de turismo, para que Bonito continue sendo o melhor destino do ecoturismo brasileiro.

“Esperamos que o curso comece em janeiro do ano que vem, para que no segundo semestre novos guias entrem no mercado turístico de Bonito”, esclarece Cícero.

Fonte: Campo Grande News

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Parque Nacional da Serra da Bodoquena - Presidente do ICMBio anuncia medidas de estruturação

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, anunciou na abertura do CONATUS - Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, medidas de estruturação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, um dos atrativos que pode fortalecer o turismo de natureza na região.

O conselho consultivo da unidade, segundo Rômulo, será implantado nesta semana. Já o plano de manejo pode ficar pronto antes da primeira metade de 2011, o que permitirá a visitação do público. Hoje, o Parque da Serra da Bodoquena permanece fechado para visitantes. "Esta é uma área muito importante para a conservação e será implementada", disse Mello, ao arrancar aplausos da plateia.

O Parque da Bodoquena, criado há 10 anos com 74 mil hectates, estava impedido de criar seu conselho consultivo por conta de uma ação judicial movida por produtores rurais. Na verdade uma tentativa adicional a ações anteriores que pediam a anulação do decreto de criação do parque. Entretanto, os esforços contrários à criação e implementação da unidade de conservação foram barrados por julgamentos realizados recentemente.

Rômulo Mello afirmou ainda que o ICMBio deve propor em breve uma ampliação dos limites do parque, pois muitas das nascentes dos rios que garantes o turismo de Bonito permanecem desprotegidas. Novas áreas protegidas também devem ser propostas na bacia do Alto Paraguai, anunciou o presidente do órgão. "A fragilidade do Pantanal mostra que a região do Alto Paraguai possui um número muito reduzido de unidades de conservação", disse ele.

Fonte: Portal Bonito Brazil

CPBO é Campeã!!!

No ultimo domingo a CPBO foi campeã dos Jogos Escolares de Bonito, o jogo terminou em 1x1, com gol da UFMS feito por Héber e como a CPBO não perdeu nenhum jogo, no critério de desempate valeu o número de vitórias.


O time formado por: Anderson, Riquelme, Odenir, Alexsandro, Ricardo, Félix, Héber e Waniel.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Campus quaaaase pronto

Boa notícia aos acadêmicos de Bonito, segundo informações passadas na ultima quarta feira pelo Sr. Noslin de Paula (diretor do CPBO), o nosso campus em breve estará 100% concluído. Os professores e técnicos já estão usando um dos blocos do campus para atendimento aos alunos, bolsistas e comunidade em geral. Porém as aulas só acontecerão lá no ano que vem, e como já dizia o ditado: ...tarda mas não falha!